- Texto que vende
Como fazer um texto que VENDE
Escrever um texto persuasivo com objetivo é convencer o leitor a comprar um produto ou serviço, é chamado de copywriting ou, “copy”.
Vou apresentar uma estrutura (dentre milhares de modelos existentes) de “Copy” com demonstração de uma lógica de texto persuasivo.
- Saiba qual é a dor do usuário
As características e descrição do produto ou serviço são importantes, mas não devem ser o foco de seu texto, em vez disso é importante focar no problema que o produto ou serviço.
Resolve por que o que realmente importa é a tarefa que seu produto ou serviço resolve para o usuário.
Exemplo:
“As pessoas não querem nossos serviços de marketing, elas querem é aumentar suas vendas na internet. ”
Então não tenho que focar nos detalhes técnicos de nossos serviços, mas sim no resultado que podemos conseguir para nossos clientes.
2 O Call-To-Action:
Todo texto persuasivo tem de ter um objetivo. O que você deseja que seu leitor faça durante e ao terminar de ler?
Há uma ação que você espera que ele realize:
Acessar um site,
Fazer um cadastro
Entrar em contato
Comprar um produto,
Assistir um vídeo.
Para isso é preciso que haja algum tipo de convite para essa ação ou seja o famoso, Call-To-Action (ou CTA) — em português “Chamada para ação”.
Por isso no texto é importante sempre que possível chamar o leitor para realizar uma ação, espalhando no texto perguntas, e ofertas tipo.
“Então por que não comprar essa solução? ”
ou
“Cadastre agora e receba….”.
Faça um text objetivo para o seu texto e coloque um CTA sempre que possível.
- Estrutura de um texto que vende:
A maneira para estruturar o seu texto é preciso seguir uma ordem!
Apresente uma situação que contenha um problema, e, em seguida, mostre um cenário ideal (onde esse problema não exista). Isso fará seu leitor desejar alcançar o cenário ideal.
Exemplo:
Uma família com carro estragado na estrada, desolada sem suporte.
Cenário ideal:
Uma família com carro estragado na estrada, Tranquila ligando para o suporte da seguradora.
Apresente um caminho para o cenário ideal. É uma solução para o problema de seu leitor. Mas tem um detalhe: esse caminho deve envolver seu produto ou serviço!
Ao longo do texto inclua um CTA. Agora que o leitor já sabe que seu produto ou serviço resolve seu problema, insira esses CTAs para conduzi-lo a conversão.
- Seja original:
Pessoas estão acostumadas a ser abordadas de certa maneira, por isso ter uma abordagem mais personalizada faz muita diferença
Escreva com propriedade, evite frases feita ou de efeito “já batidas”
Evite
“… é melhor prevenir do que remediar”
“… antes tarde do que nunca”
Copiar texto dos outros sites ou qualquer outro item que não seja produzidor por você.
Exemplo:
Um de nossos clientes que trabalha no ramo de saúde mudamos a abordagem que falava de como era o tratamento.
Mudamos o texto para:
O impacto do tratamento em sua vida social e profissional
Essa pegada gerou muitos cliques nos CTAs espelhados pela página e consequentemente ganhos em posições nos resultados do Google Orgânico.
- Títulos fortes:
Use títulos com uma pegada forte, impactante e com a palavra-chave sempre que possível.
Um bom título chama atenção, para o objetivo principal do leitor. Um bom título deve:
Provocar;
Despertar curiosidade;
Despertar sensação de urgência;
Ser uma promessa
Ter números;
Causar espanto;
Ser uma solução ou caminho.
Existem milhares de possibilidades apenas que seu título seja verdadeiro e confiável.
Exemplo:
Instalação de alarmes Belo Horizonte
Altere para
- Centenas de pessoas fizeram instalação de alarmes em Belo Horizonte.
ou - Residências com instalação de alarmes em Belo Horizonte são, maIs seguras
- Trabalhe com dados:
Dados, estatísticas ou referências que ajude a criar uma referência para o leitor é muito importante.
Use dados do IBGE, SEBRAE, sites de notícias revistas, enfim use uma fonte confiável e insira links da fonte para que o usuário possa conferir se assim o desejar.
Referências numéricas ajudam na autoridade e ancoragem dos gatilhos mentais.
- Prova social:
Provas sociais a mais comum são os depoimentos de seu cliente, de forma positiva sobre seus produtos ou serviços, isso é um gatilho mental, poderoso que contribui e muito na tomada de decisão do leitor.
- Afinidade:
Seu texto deve ser escrito especificamente para seu leitor. Transmitir um sentimento de exclusividade e afinidade promove um sentimento de empatia entre seu produto, serviço ou sua marca.
Uma das formas de gerar afinidade é criar um design capaz de ir de encontro com as preferências de seu público.
Exemplo:
Um site que é voltado para o público infantil, deve ter um design e linguagem apropriados, afim de gerar uma afinidade.
Já um site voltado para carros esportivos, deve ter uma abordagem que tenha ligação com esse público.
Por tanto seja qual for o público tanto o design quanto a linguagem devem ser de conversar com os interesses de cada público.
9 –Escassez:
E importante, usar o gatilho da escassez para tronar seu produto ou serviço escasso para dar urgência.
O conceito da escassez é para passar o sentimento de que o leitor pode perder algo muito bom, raro ou único.
Essa técnica é importante para ativar a necessidade de uma ação rápida por parte do leitor.
Mas se for usar o gatilho de escassez, lembre-se que deve ser verdadeiro, para não quebrar a confiança do leitor, conforme citei no 4º item acima.
Exemplos
Condição especial de até o dia…
Desconto válido até …
Ganhe x% se for os 10 primeiros a….
Sua função é forçar o leito a se decidir logo e não esperar para comprar.
Conclusão
Para que um texto seja eficiente para vendas, é preciso que sua estrutura obedeça uma lógica que leve o leitor a tomar uma decisão “clicar em um CTA” .
Um texto bem feito, é na verdade um vendedor trabalhando para você, por isso é importante dedicar e aperfeiçoar o texto, até que ele consiga gerar vendas.
Um bom texto pode representar milhares de reais em sua conta bancária, por isso que eu sempre digo, em um site o conteúdo textual é seu maior ativo para gerar lucros.
O que achou dessas informações, você assimilou a importância de um bom texto de vendas?