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Texto que vende

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Como fazer um texto que VENDE

Escrever um texto persuasivo com objetivo é convencer o leitor a comprar um produto ou serviço, é chamado de copywriting ou, “copy”.

Vou apresentar uma estrutura (dentre milhares de modelos existentes) de “Copy” com demonstração de uma lógica de texto persuasivo.

  1. Saiba qual é a dor do usuário

As características e descrição do produto ou serviço são importantes, mas não devem ser o foco de seu texto, em vez disso é importante focar no problema que o produto ou serviço.

Resolve por que o que realmente importa é a tarefa que seu produto ou serviço resolve para o usuário.

Exemplo:

“As pessoas não querem nossos serviços de marketing, elas querem é aumentar suas vendas na internet. ”

Então não tenho que focar nos detalhes técnicos de nossos serviços, mas sim no resultado que podemos conseguir para nossos clientes.

2  O Call-To-Action:

Todo texto persuasivo tem de ter um objetivo. O que você deseja que seu leitor faça durante e ao terminar de ler?

Há uma ação que você espera que ele realize:

Acessar um site,
Fazer um cadastro
Entrar em contato
Comprar um produto,
Assistir um vídeo.

Para isso é preciso que haja algum tipo de convite para essa ação ou seja o famoso, Call-To-Action (ou CTA) — em português “Chamada para ação”.

Por isso no texto é importante sempre que possível chamar o leitor para realizar uma ação, espalhando no texto perguntas, e ofertas tipo.

“Então por que não comprar essa solução? ”
ou
“Cadastre agora e receba….”.

Faça um text objetivo para o seu texto e coloque um CTA sempre que possível.

  1. Estrutura de um texto que vende:

A maneira para estruturar o seu texto é preciso seguir uma ordem!

Apresente uma situação que contenha um problema, e, em seguida, mostre um cenário ideal (onde esse problema não exista). Isso fará seu leitor desejar alcançar o cenário ideal.

Exemplo:
Uma família com carro estragado na estrada, desolada sem suporte.

Cenário ideal:
Uma família com carro estragado na estrada, Tranquila ligando para o suporte da seguradora.

Apresente um caminho para o cenário ideal. É uma solução para o problema de seu leitor. Mas tem um detalhe: esse caminho deve envolver seu produto ou serviço!

Ao longo do texto inclua um CTA. Agora que o leitor já sabe que seu produto ou serviço resolve seu problema, insira esses CTAs para conduzi-lo a conversão.

  1. Seja original:

Pessoas estão acostumadas a ser abordadas de certa maneira, por isso ter uma abordagem mais personalizada faz muita diferença

Escreva com propriedade, evite frases feita ou de efeito “já batidas”

Evite
“… é melhor prevenir do que remediar”
“… antes tarde do que nunca”

Copiar texto dos outros sites ou qualquer outro item que não seja produzidor por você.

Exemplo:
Um de nossos clientes que trabalha no ramo de saúde  mudamos a abordagem que falava de como era o tratamento.

Mudamos o texto para:

O impacto do tratamento em sua vida social e profissional

Essa pegada gerou muitos cliques nos CTAs espelhados pela página e consequentemente ganhos em posições nos resultados do Google Orgânico.

  1. Títulos fortes:

Use títulos com uma pegada forte, impactante e com a palavra-chave sempre que possível.

Um bom título chama atenção, para o objetivo principal do leitor. Um bom título deve:

Provocar;
Despertar curiosidade;
Despertar sensação de urgência;
Ser uma promessa
Ter números;
Causar espanto;
Ser uma solução ou caminho.

Existem milhares de possibilidades apenas que seu título seja verdadeiro e confiável.

Exemplo:
Instalação de alarmes Belo Horizonte

Altere para

  • Centenas de pessoas fizeram instalação de alarmes em Belo Horizonte.
    ou
  • Residências com instalação de alarmes em Belo Horizonte são, maIs seguras
  1. Trabalhe com dados:

Dados, estatísticas ou referências que ajude a criar uma referência para o leitor é muito importante.

Use dados do IBGE, SEBRAE, sites de notícias revistas, enfim use uma fonte confiável e insira links da fonte para que o usuário possa conferir se assim o desejar.

Referências numéricas ajudam na autoridade e ancoragem dos gatilhos mentais.

  1. Prova social:

Provas sociais a mais comum são os depoimentos de seu cliente, de forma positiva sobre seus produtos ou serviços, isso é um gatilho mental, poderoso que contribui e muito na tomada de decisão do leitor.

  1. Afinidade:

Seu texto deve ser escrito especificamente para seu leitor. Transmitir um sentimento de exclusividade e afinidade promove um sentimento de empatia entre seu produto, serviço ou sua marca.

Uma das formas de gerar afinidade é criar um design capaz de ir de encontro com as preferências de seu público.

Exemplo:
Um site que é voltado para o público infantil, deve ter um design e linguagem apropriados, afim de gerar uma afinidade.

Já um site voltado para carros esportivos, deve ter uma abordagem que tenha ligação com esse público.

Por tanto seja qual for o público tanto o design quanto a linguagem devem ser de conversar com os interesses de cada público.

9 –Escassez:

E importante, usar o gatilho da escassez para tronar seu produto ou serviço escasso para dar urgência.

O conceito da escassez é para passar o sentimento de que o leitor pode perder algo muito bom, raro ou único.

Essa técnica é importante para ativar a necessidade de uma ação rápida por parte do leitor.

Mas se for usar o gatilho de escassez, lembre-se que deve ser verdadeiro, para não quebrar a confiança do leitor, conforme citei no 4º item acima.

Exemplos
Condição especial de até o dia…
Desconto válido até …
Ganhe x% se for os 10 primeiros a….

Sua função é forçar o leito a se decidir logo e não esperar para comprar.

Conclusão

Para que um texto seja eficiente para vendas, é preciso que sua estrutura obedeça uma lógica que leve o leitor a tomar uma decisão “clicar em um CTA” .

Um texto bem feito, é na verdade um vendedor trabalhando para você, por isso é importante dedicar e aperfeiçoar o texto, até que ele consiga gerar vendas.

Um bom texto pode representar milhares de reais em sua conta bancária, por isso que eu sempre digo, em um site o conteúdo textual é seu maior ativo para gerar lucros.

O que achou dessas informações, você assimilou a importância de um bom texto de vendas?

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