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Como fazer o planejamento de marketing digital para redes sociais.

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Criar conteúdo para publicação.

Para construir uma pauta de conteúdo e um cronograma é preciso estabelecer uma rotina, por isso o planejamento é essencial.

Vou apesentar um de nossos métodos de planejamento:

1º Etapa do nosso planejamento é a breve persona, ou brand (marca), que é a personalidade ou seja, é uma metodologia que lista todos os atributos e características de um determinada persona.

Uma de nossas técnicas é elaborar um roteiro, ou seja, uma maneira de contar as origens, modo de agir aspirações de sua persona.

Quanto mais identificado fora sua persona mais fácil será estabelecer seu conteúdo, isso porque você tem um perfil identificado e por isso, pode interagir, com mais proximidade de sua persona.

Publicações

A forma de escrever deve manter o estilo de sua persona que pode ser: pessoal, formal, descontraída ou mais técnica.

Veja alguns exemplos a seguir:

Para falar com público adolescente, deve ser usado uma linguagem um pouco mais informal.
Para um público mais religioso a linguagem deve ser um pouco mais formal,
Para um público de engenheiros, deve se usar uma linguagem mais técnica.

Interesses de sua persona

É importante que você coloque cada uma dessas personas de acordo com suas características:

  1. Demografia: como gênero idade localização;
  2. Atributos emocionais;
  3. Identificar sua dor para apresentar a solução do problema.

Estratégias para conseguir informações de sua persona:

  1. Entrevistar vendedores;
  2. Procurar relatórios em seus sistemas;
  3. Pesquisar nas redes sociais como: Facebook, Instagram  ou LinkedIn;
    Entrevistar os seus clientes, escolha alguns clientes visite, ou  pergunte telefone.

Esse processo é bem rico e você aprende muito sobre o que seu público, pensa sobre sua marca.

Monitorar a concorrência

Monitorar não é a mesma coisa que copiar, monitorar e analisar estudar o concorrente para entender o que faz, o que funciona, e o que não funciona. Entendendo o cenário onde sua marca atua, é a oportunidade de estabelecer a melhor estratégia de sua marca nas redes sociais.

Entendendo a concorrência, é possível tomar as melhores decisões para:

  1. A melhor estratégia para divulgação dos produtos e serviços;
  2. Construção de autoridade, mostrar que a sua solução é a melhor do mercado;
  3. Venda direta para e-commerce;
  4. Geração de orçamentos;
  5. Buscar relacionamento com o cliente;
  6. Melhor canal para fazer o atendimento ao cliente.

Objetivos

Você pode ter mais de um objetivo como:
divulgação, atendimento e relacionamento, o ideal é estabelecer 2, ou no máximo 3 objetivos, ou então dividir esses objetivos em redes sociais diferentes, assim você estabelece uma estratégia para cada canal, com base no mapeamento das personas.

Faça a categorização do conteúdo, tenha clareza do que acontece em cada uma das etapas do funil, e como as redes sociais podem ajudar com as dores de sua persona.

Uma vez que a persona é identificada, e os objetivos estabelecidos, é hora de bolar a estrutura do funil de vendas.

Funil de vendas

O funil de vendas é um conceito muito importante para todo o processo de compra:

Primeira é a etapa do funil é a descoberta por parte do lead, que está procurando uma solução para sua dor, (um problema).
É preciso apresentar uma solução que a sua empresa ou marca oferece.

Na etapa da descoberta é preciso usar alguns gatilhos chave como:

  1. Mostre que seu conteúdo pode ajudar a solucionar a dor do lead;
  2. Na etapa da comparação você precisa garantir a autoridade,
  3. Mostre que a sua solução é melhor:

Faça isso através depoimentos de clientes satisfeitos, mostrando para quem pode ser seu potencial cliente, que você é a melhor escolha que ele poderia ter feito. Também esse é o momento de mostrar os diferenciais que a sua marca ou empresa possui.

Segunda etapa do funil é a comparação, imagine que seu cliente está com duas abas abertas, uma é sua página, é a outra de seu concorrente, é nesse momento que seu conteúdo deve mostrar, que seu produto ou serviço tem mais qualidade e atributos relevantes, levando seu lead a concluir que seu produto ou serviço é a melhor opção.

Fechamento

Na etapa de fechamento garanta que ela aconteça o mais rápido possível, mostre agilidade de resposta e o quanto você é atencioso (a).
O fechamento tem de ser o mais perfeito possível, pois é nesse momento que a venda é concretizada, em outo post vou falar melhor sobre esse tópico tão importante.

O importante é seguir o planejamento, discutindo e compartilhado com as pessoas envolvidas com o projeto, para que seja feito ajustes conforme a necessidade das estratégias.

Uma vez que a estrutura de conteúdo como assuntos e tópicos determinados, entraremos com a elaboração do cronograma de postagens, mas isso vou continuar em outro post.

Você faz seu planejamento e segue ou durante sua execução os conceitos se perdem, comente ai quem sabe podemos trocar experiências.

 

 

 

 

 

 

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