Marketing Digital – Persona definida

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Identifique sua persona antes de começar qualquer estratégia de marketing digital

Mas o que é Persona ?
Persona é um  conjunto de características que compõe o perfil de seu cliente, em relação ao seu tipo de negócio. Para que qualquer estratégia de marketing digital funcione a persona tem que estar bem definida, caso contrário sua estratégia não dará certo.

Quanto mais você souber sobre sua persona, maiores serão as chances de sucesso em sua estratégia de marketing digital. Para montar sua persona você deve conhecer suas características, para saber há relação com seu negócio.

A diferença entre um marketing de resultados e de outro que não dá resultados, é o conhecimento do perfil de cliente mais adequado ao seu produto ou serviço.
Esse perfil é chamado de persona.
Criamos um perfil  fictício de um cliente ideal, para entender: quem é e o que esse cliente fictício precisa, então levantamos mais detalhes, para criar uma conexão e empatia da sua empresa, produto ou serviço, com o cliente.
RetokWeb
Montamos uma ficha para entender os diferentes perfis dos possíveis clientes, afim de criar conteúdo e anúncios mais adequados a cada perfil.
Exemplo de informações de uma ficha de persona:
Nome fictício, para facilitar a conexão;
Breve resumo do dia a dia da persona;
Profissão;
Hábitos de compra;
Estilo de vida;
Redes sociais favoritas;
Hobbies;
Valores;
Dores relacionadas ao seu produto;
Dúvidas;
Ambições.
As vantagens de criar esses perfis (personas) são:
Proporcionar um direcionamento mais preciso para montagem das campanhas de marketing, pois com essas informações podemos melhorar os resultados, dos anúncios, textos e até os vídeos, por conta das vantagens enumeradas abaixo:
  • Uso da linguagem mais adequada;
  • Investir em anúncios nas redes sociais certas;
  • Saber como abordar os assuntos de cada mídia;
  • Formatos de conteúdo ideais;
  • Uso das palavras-chaves mais adequadas;
  • Aproveitar os melhores momentos para ofertar seus serviços ou produtos;
  • Periodicidade do email marketing.

Exemplo prático de personas

Ana

1) Ana tem 29 anos, é formada em administração de empresas, e trabalha em uma vidraçaria, e seu salário gira entre R$ 5 mil e R$ 7 mil, é viuvá e gosta de comprar cosméticos pela internet, já tem um gasto mensal reservado para isso e está sempre atenta às novidades e resenhas sobre cosméticos, gosta de ver vídeos sobre, moda e beleza no Instagram e blogs. Mora em Belo Horizonte e sai todo fim de semana com as amigas para bares. Gosta de estar bem-vestida e se sentir bem, e não está em busca de relacionamento há pelo menos 3 anos.

Marcos

2) Marcos tem 60 anos, trabalha como porteiro em um condomínio no centro de Contagem, tem ensino médio completo e ganha R$ 1,5 mil por mês. Gosta de comprar jornais e revistas para ler durante os intervalos no trabalho, prefere de ler sobre politica e esportes. Marcos é separado e tem 2 filhas que já são casadas, aos fins de semana, ele frequenta sua igreja ele é evangélico.

Sheila

3) Sheila tem 37 anos, ganha entre R$ 8 mil e R$ 12 mil, e trabalha como gerente de RH em uma empresa de transporte em Curitiba, suas principais dificuldades estão relacionadas com a quantidade de horas trabalhadas, e distância até sua casa. Sheila é casada, tem um filho que acabou de entrar para a universidade, suas redes sociais são  Facebook, Youtube e o Instagram. Gosta de viajar com a família e ir ao sitio da família nos fins de semana.

ATENÇÃO

É preciso que sua persona seja fundamentada em INFORMAÇÕES REAIS de seus clientes.
Então para isso me baseio em pesquisas enviadas por formulários, dados do IBGE, depoimentos e comentários, email, cadastros, emfim tudo que possa trazer informações que possam completar a ficha de perfil, para elaborar as estratégias de marketing digital.
Exemplo de levantamento das informações dos clientes:
Características físicas e psicológicas;
Atividades mais comuns, pessoal e profissional;
Nível de instrução;
Quais seus desafios e obstáculos;
Canais de comunicação mais usados;
Objetivos;
Dificuldades e os seus desafios.

Trabalhar com sua persona definida, certamente afetará toda comunicação e linguagem de seu site e todas campanhas de marketing, pois tudo se baseará nas características do perfil de sua persona, com isso a comunicação será mais amigável e as chances de sucesso serão muito maiores.

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