Recuperação de site hackeado

O  perigo de ter um site sem manutenção e as empresa ou profissionais que prometem por seu site nas primeiras posições do Google bem rápido.

Vou dividir esse post em 2 etapas uma falando do ataque sofrido pelo meu cliente, e depois vou falar do problema que aconteceu com ele devido a compra de backlinks (links artificiais).

O ataque

O site em questão usa o CMS WordPress, porém esse site ficou sem manutenção, e com isso seus plugins logo ficaram obsoletos; um convite para hackers.

O que o hacker fez
Acessou os arquivos do site por meio das brechas que havia no site devido a falta de manutenção do site e inseriu no servidor arquivos maliciosos, que geravam links para sites estrangeiros, que vendiam produtos sem relação com os serviços prestados pelo cliente.
Muitos desses links eram quebrados, e geravam páginas com erro 404 (página não encontrada) isso prejudica e muito o posicionamento do site nos resultados de pesquisas do Google.

O site dele já estava em queda livre no Google.

O que foi feito
Para começar o site nem abria direito, estava cheio de erros. Então foi preciso remover todos os arquivos inseridos e infectados, fazer substituições, trocas e atualizações, para o site poder voltar a funcionar.

Depois foi preciso instalar o anti-hacker e fazer alguns ajustes no painel do servidor.

Feito isso garanti, que o site volta-se a funcionar com todos os arquivos atualizados, além de ter deixado o site mais seguro.

Links artificiais o problema continua
Agora que o site estava publicado e funcionado era preciso arrumar o estrago feito nos resultados de pesquisa no Google.

O site pulou de pouco mais de 30 links para quase 12 mil links da noite para o dia, tudo link ruim que estava prejudicando o site e ainda deixando o site a beira de uma punição pelo Google pois links artificiais são uma violação das diretrizes do Google.

Se o seu site estiver com links desse jeito você precisa de ajuda.

Limpeza pesada
Para recuperar as posições no Google foi preciso, bloquear todos os diretórios referentes as páginas criadas pelo hacker,, que estavam gerando o erro 404 com esse bloqueio eliminei mais de 80% dos erros do site, nos resultados de busca do Google, e finalizei com envio de um arquivo para o Google com todas as URLs que precisava que fossem excluídas dos resultados de busca, (em andamento).

Isso praticamente resolveu os problemas dos links de dentro para fora.

O gráfico acima mostra que ainda há mais de 1.400 links para serem removidos de um total de mais de 6 mil links RUINS.

Links ruins
Agora era preciso resolver a outra parte que era os links de fora para dentro (links artificiais).

Uma das formas de fazer isso é pedir para cada administrador do site com link ruim para remover, mas não dá para fazer isso quando se tem milhares de links.

Então pela ferramenta de monitoramento fiz o download de todos os links que não queria que fossem validados pelo Google, e envie para que fossem todos desconsiderados.

Explicando
Seria um processo demorado e pouco eficaz fazer contato com todo os proprietários de sites com links ruins e pedir para que removam uma é que muitos desses site são chineses, japoneses e russos, complicado fazer contato com um por um.

Ficou uma cicatriz
Muitos desses milhares de links ruins vão continuar apontando de fora para dentro, mas o link não terá efeito algum porque os algoritmos do Google simplesmente não vão levar em consideração como links artificiais, e por isso não vai punir o site.

Fica o alerta
1 – Faça manutenção regular no seu site no mínimo trimestral e na pior das hipóteses 1 vez semestral.

2- O Google é uma das maiores empresas do mundo, pode acreditar eles não são ingênuos, não tente engana-lo isso pode sair muito caro, já pensou ser excluído do Google.

Se precisar de ajuda pode fazer contato vamos analisar seu caso (preço a partir de 310 reais)

Seu site foi hackeado

Podemos ajudar deixe seu contato
vamos te liigar

 

Quero saber mais

Deixe uma resposta